Home / Conselhos

Conselhos

Os Conselhos Temáticos Permanentes da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – foram criados no âmbito da marca de gestão Indústria Ativa para discutir e propor estratégias relacionadas com as grandes questões de interesse do setor industrial do Estado.

Com uma atuação voltada para ampliar a participação dos setores representativos e sindicatos do segmento industrial, os Conselhos Temáticos Permanentes são seis: Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente), Coinfra (Conselho Temático Permanente de Infra-estrutura); Compem (Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa Industrial), Cores (Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social), CRT (Conselho Temático Permanente de Relações do Trabalho) e CDTI (Conselho Temático Permanente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

Os seis Conselhos Temáticos são constituídos por um presidente e um vice-presidente com mandato de dois anos, sendo permitida a recondução ao cargo. Eles contam com o apoio de um coordenador e estão alinhados aos Conselhos Temáticos Permanentes da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e interagem com os mesmos órgãos de outras Federações.

conselhos

COEMA - Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente

Tendo como presidente Isaías Bernardini e na vice-presidência Cláudia Pinedo Zottos Volpini, o Coema acompanha a legislação ambiental e as necessidades de ajuste das indústrias do Estado às políticas públicas de licenciamento. Além disso, desenvolve propostas de políticas e estimula as práticas voltadas para a ecoeficiência como as compensações de gases. O Coema promove ainda o debate com especialistas e autoridades na área ambiental e avalia as políticas públicas de controle e qualidade ambiental, biodiversidade e florestas, tratamento e disposição de resíduos, entre outras

Presidente
Isaías Bernardini

Vice-Presidente
Claudia Pinedo Zottos Volpini

Logo Coinfra

COINFRA - Conselho Temático Permanente de Infra-Estrutura

Já o Coinfra é presidido por Kleber Luiz Recalde e têm como vice-presidente Sérgio Marcolino Longen, que também acumula a presidência da Fiems. O órgão avalia, acompanha e propõe sugestões sobre a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura no Estado, principalmente nas áreas de energia e transportes.

No momento, a demanda do Coinfra está voltada para a efetivação do Fórum de Logística, já que, por causa da infra-estrutura restrita, a movimentação de cargas se tornou o grande gargalo do setor industrial do Estado.

Presidente
Kléber Luiz Recalde

Vice-Presidente
Sergio Marcolino Longen

Logo compem

COMPEM - Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa Industrial

O Compem, que é presidido por José Francisco Veloso Ribeiro e a cadeira de vice é ocupada por Raul Alves Barbosa, contribui para a elaboração e a aplicação de políticas relativas ao tratamento diferenciado aos pequenos negócios industriais, com vistas a sua competitividade e desenvolvimento.

O Conselho também realiza estudos e propõe estratégias para questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte, como inovação tecnológica, capacitação empresarial e acesso ao mercado externo.

Presidente
José Francisco Veloso Ribeiro

Vice-Presidente
Marcelo Alves Barbosa

Cores

CORES - Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e Empresarial

O Cores tem como presidente Julião Flaves Gaúna e como vice-presidente Edgar Rodrigues Pereira. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento integrado e em rede de ações e iniciativas de responsabilidade social nas empresas industriais.

Presidente
Julião Flaves Gaúna

Vice-Presidente
Edgar Rodrigues Pereira

crt

CRT - Conselho Temático Permanente de Relações do Trabalho

Presidido por Altair da Graça Cruz, o CRT busca fortalecer a liderança na representação da indústria e colaborar nos estudos e decisões na área de relações do trabalho. O CRT ainda atua examinando as tendências do mercado de trabalho, políticas de empregos, além das relações internacionais do trabalho.

Presidente
Altair da Graça Cruz

Vice-Presidente

Logo CDTI

CDTI - Conselho Temático Permanente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O CDTI, que é presidido por Luiz Cláudio Sabedotti Fornari e tem como vice-presidente Roberto César de Hollanda Cavalcanti Filho, busca o desenvolvimento do processo de inovação e do fomento à competitividade do setor produtivo por meio da execução e articulação de ações e estratégias.

O Conselho elabora e acompanha a aplicação das políticas em relação ao desenvolvimento industrial e tecnológico, oferecendo subsídios para o seu aperfeiçoamento, promovendo debates com especialistas e autoridades na área de política industrial e de inovação e avalia as políticas públicas para o setor.

Presidente
Luiz Cláudio Sabedotti Fornari

Vice-Presidente