Home / Notícia / Alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas usam GeoGebra para aprender geometria analítica

Alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas usam GeoGebra para aprender geometria analítica

29 de Junho, 2020 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Dicom

  • foto4
  • foto6
  • foto3
  • foto2

Em continuidade das aulas online adotadas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas utilizaram o GeoGebra, um aplicativo de Matemática Dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra, para se aprofundar em geometria analítica. 

Eles estudaram geometria analítica na prática e aplicaram os conceitos de elipse, hipérbole e parábola para construir uma secção cônica. O professor Celson André de Lima Júnior, que leciona a disciplina de Matemática, explica que, com a atividade, os estudantes adquiriram competência para propor soluções para problemas de dimensionamento.

“Tudo isso a partir da representação geométrica do mundo real por meio da capacidade de estimar dimensões ou localizações de objetos utilizando o sistema de coordenadas cartesianas por meio do conhecimento da geometria analítica”, detalhou Celson de Lima.

A diretora Zuleica Alves Guimarães completa que o trabalho realizado pele professor com os alunos utilizando a ferramenta tecnológica GeoGebra é uma forma diferenciado de fazer com que os estudantes tenham uma boa compreensão do conteúdo matemático em estudo. “O professor Celson de Lima está de parabéns pela iniciativa”, disse.

Os alunos também agradeceram ao professor por apresentar uma ferramenta que pudesse facilitar o aprendizado de um conteúdo, especialmente durante as aulas online. “Essa ideia de aula ajudou muito a esclarecer e entender melhor o conteúdo, pois a tecnologia não oferece apenas maneiras mais dinâmicas para trabalhar. Ela promove novas formas de aprender, permitindo aos alunos assumirem uma postura muito mais crítica e atuante no processo de desenvolvimento”, avaliou a aluna Layane Theodoro Mendes.

“A aula resumiu os conceitos que foram trabalhados ao longo do ano, pois, através da atividade, foi possível aprender, de uma forma mais precisa e objetiva, todos os elementos abordados em nossos estudos diários. Além disso, utilizamos uma ferramenta que proporcionou a melhor visualização e entendimento de tudo que foi explicado e trabalhado”, concluiu a aluna Layza Ribeiro da Silva.

A Indústria continua por você!

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao novo coronavírus (Covid-19) na página especial do Sistema Fiems