Home / Notícia / Biblioteca de Nova Alvorada do Sul promove a cultura terena

Biblioteca de Nova Alvorada do Sul promove a cultura terena

26 de Abril, 2021 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Dicom

  • fiemsz_zsenaiz_zbibliotecazdozconhecimentozdezznovazandradina

Conhecer a cultura está entre as formas mais simples de entender as diferenças e respeitar a história coletiva dos povos. Em Nova Alvorada do Sul, a coordenação da biblioteca do SESI apostou em uma troca de experiências para contar um pouco aos alunos sobre a cultura indígena em Mato Grosso do Sul e a importância para a sociedade.

 Representantes do povo indígena terena, Miriam Faustino da Conceição e Sandra Faustino da Conceição, aceitaram o desafio de compartilhar conhecimentos com estudantes em Nova Alvorada do Sul. As duas, que são da aldeia Passarinho, localizada em Miranda, adotaram Nova Alvorada e aceitaram o desafio de gravar um vídeo relatando um pouco da história e das tradições indígenas.

No vídeo foi gravado o hino de Mato Grosso do Sul cantado em idioma terena. Fotos da comunidade também foram compartilhadas com os estudantes, além de uma canção em homenagem aos índios guarani.

A monitora da Biblioteca, Marilza Roman Ferreira acompanhou toda a atividade, encaminhou o vídeo remotamente para os alunos e ressaltou o quanto a atividade foi importante para ampliar o conhecimento sobre a cultura indígena no Estado, desde o início. “A preparação para o vídeo foi um grande aprendizado, buscando as informações prestamos atenção no que antes não era notável. É de extrema importância valorizar o que temos à nossa volta e mostrarmos para as pessoas que a cultura indígena não está distante de nós, temos que conviver respeitando as suas culturas, e, ambos aprendem com essa convivência”.