Home / Notícia / CNI: saiba porque você deve formalizar sua empresa

CNI: saiba porque você deve formalizar sua empresa

25 de Junho, 2021 | Acontece nas Casas | CNI | FIEMS | CNI

A formalização de uma empresa é o processo de obtenção de autorização legal para realizar negócios dentro da jurisdição escolhida. É uma obrigação legal, na maioria das jurisdições, que ajuda uma empresa a operar sob as obrigações legais de seu controle.

Neste texto, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), explica quais são os protocolos que devem ser respeitados e porque é importante formalizar uma empresa

Há várias formalidades que devem ser respeitadas antes da conclusão do estágio de registro de um negócio. O primeiro estágio importante é decidir em que jurisdição estabelecer o negócio. É importante considerar as vantagens e desvantagens financeiras e econômicas da criação de negócios nas diferentes jurisdições. Após a escolha, o processo de registro e licenciamento da empresa pode começar.

Os procedimentos variam se você quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma Microempresa (ME), conforme especificamos abaixo:

    a) para se registrar como MEI, o processo é iniciado via internet, no Portal do Empreendedor. Depois, será preciso conseguir um alvará junto à prefeitura da cidade onde você mora;

    b) para uma ME exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social.

Ao fazer a formalização de empresa, o empresário receberá um número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que é a identificação do negócio diante da Receita Federal. É isso que permitirá a ele emitir notas fiscais e ter acesso a opções de crédito corporativo. 

Por que fazer a formalização de empresa?

Embora a formalização da empresa com o governo não seja necessária para conduzir transações comerciais, é uma escolha inteligente para um novo empreendedor por vários motivos. Veja alguns deles a seguir: 

Estabelecimento de contas bancárias comerciais

Você precisa fornecer provas de que sua empresa está devidamente registrada para abrir uma conta bancária comercial. Este é um ativo importante para uma pequena empresa, pois você pode separar suas atividades pessoais das comerciais — um dos princípios básicos para que seu negócio obtenha sucesso.

Também é mais profissional dar a seus clientes um nome comercial para pagamento em vez de seu próprio nome completo. 

Obtenção de investimentos

Uma empresa precisa de recursos para crescer. No caso dos empréstimos, para que o crédito seja interessante para o empreendedor, é importante garantir as melhores taxas de juros, que estão disponíveis nas instituições comerciais. Quando você solicita empréstimos para pequenas empresas, é preciso apresentar a documentação do seu negócio.

Tanto credores quanto investidores solicitarão o registro de sua empresa e outros requisitos de inscrição antes de aprová-lo para um empréstimo.

Se você pedir um cartão de crédito como empresa, sua documentação também poderá ser solicitada. Ter uma empresa formal registrada e um plano de negócios sólido serão diferenciais para sua aprovação. 

Reputação com clientes

Clientes, especialmente pessoas com quem você nunca trabalhou antes, precisam de garantia de que o negócio é legítimo.

Um cliente em potencial pode suspeitar que sua empresa seja uma operação fraudulenta se ela não estiver devidamente registrada.

Quando uma empresa está formalizada junto ao estado, ela pode tranquilizar seus clientes no momento em que decidem sobre fazer uma compra, pois eles saberão que é um investimento seguro. 

Arranjos de fornecedores

Uma empresa registrada também torna-se elegível para receber descontos de fornecedores que normalmente não receberia como uma operação sem registro. Os fornecedores geralmente reservam tarifas por atacado para os empresários que podem mostrar a documentação oficial do estado. Além disso, se você planeja obter contratos governamentais para sua empresa, um registro comercial é um dos primeiros requisitos.

Contratação de funcionários

Um registro comercial permite contratar funcionários em período integral e pagá-los de acordo com as leis estaduais. Quando você registra sua empresa no estado, recebe um número de inscrição estadual que permite rotear impostos estaduais em nome do funcionário. Portanto, se você planeja contratar funcionários para seu negócio, é melhor formalizar sua empresa antes mesmo de iniciar a busca por profissionais.