Home / Notícia / Com capacidade de vacinar 2 mil ao dia, Albano Franco começa a funcionar como ponto de imunização contra a covid-19 em Campo Grande

Com capacidade de vacinar 2 mil ao dia, Albano Franco começa a funcionar como ponto de imunização contra a covid-19 em Campo Grande

7 de Abril, 2021 | Acontece nas Casas | Saúde | FIEMS | Dicom

  • boxzalbanozfranco
  • dsc_4740
  • carteirinhazdoseszaplicadas

Começou a funcionar nesta quarta-feira (07/04) o ponto de imunização contra a covid-19 no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. A expectativa é que 2 mil doses sejam aplicadas diariamente no local. O primeiro dia de atendimento no novo drive-thru foi marcado por grande movimento e a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do prefeito da Capital, Marquinhos Trad, além dos secretários de saúde do estado e município.

Cedido pela FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) à prefeitura da capital, o espaço está funcionando em sistema drive-thru. O presidente da FIEMS, Sérgio Longen, destacou que a parceria é mais uma das ações realizadas pela FIEMS no combate a pandemia de covid-19. “Entendemos que podemos ajudar os governos no combate à doença e fizemos isso com essa parceria com o município. Também temos feito outras ações do Sistema Indústria, tanto pelo SESI quanto SENAI para o combate à pandemia”.

O governador Reinaldo Azambuja revelou que estuda a compra de mais doses de vacina anticovid em parceria com outros estados.  “Está prevista para o mês de abril a distribuição pelo Ministério da Saúde de 6 milhões de doses no Brasil. A dinâmica, agora, é a busca por mais vacinas e a gente espera continuar nesse ritmo de vacinação. Semana que vem vamos visitar alguns laboratórios e estamos conversando com o Consórcio Brasil Central sobre a possibilidade dessa compra conjunta de vacina pelos estados”.
Além disso, Mato Grosso do Sul espera receber nessa quinta-feira (08/07) mais um lote de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde. A quantidade de doses ainda não foi divulgada, como explicou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende. “Mais um lote está previsto para chegar amanhã em Campo Grande e a gente deve distribuir no mesmo dia para todos os municípios do Estado. E esse espaço vai ajudar para agilizar a imunização na maior cidade de MS. Uma das boas lições que estamos tendo em Mato Grosso do Sul são as parcerias, a FIEMS nos cedeu esse espaço e, desde o começo, esteve junto com o Estado no enfrentamento da covid-19”.

O prefeito da capital, Marquinhos Trad, destacou a importância do Centro de convenções para reforçar a imunização em Campo Grande, chegando a 15 mil doses por dia em todo o município. “Nós lideramos o percentual de vacinação a nível nacional, nós já estamos em 15% da população vacinada aqui em Campo Grande”

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, explicou que o local terá inicialmente capacidade de vacinar 2 mil pessoas por dia, podendo ser ampliado dependendo da necessidade. E destacou ainda a escolha estratégica do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. “A Capital é dividida estrategicamente em sete distritos e a região central é a que tem menor número de unidades de saúde, então nós buscamos parcerias com a FIEMS, que nos atende prontamente disponibilizando esse espaço, que vai aumentar a capacidade de imunização da cidade em 2 mil doses por dia. E gostaríamos de agradecer à FIEMS e o presidente Sérgio Longen por essa parceria”.No ponto de imunização do Albano Franco foram montados oito boxes de vacinação. Cinquenta profissionais da saúde se revezam no atendimento, que é feito de forma rápida, em cerca de 2 minutos a documentação do paciente é checada e a dose do imunizante aplicada. O sistema drive-thru permite que a vacinação seja feita de forma rápida e segura já que a pessoa não precisa sair do carro e assim não fica exposta a aglomeração.



A alegria dos imunizados

A quarta-feira foi destinada a aplicação da segunda dose da vacina nos grupos prioritários. No Albano Franco o dia começou com fila de espera daqueles que estavam ansiosos para receber o imunizante.

A dentista Kelly Cristina Alves foi ao drive-thru  para tomar a segunda dose. Atuando na área da saúde, ela sabe bem a importância da vacinação e se emocionou ao ser imunizada. “Eu agradeço a oportunidade de receber a vacina essa dose representa a esperança em dias melhores”.

Emoção compartilhada com Manoel da Silva, aposentado, pertencente ao grupo prioritário ele foi até o Albano para receber também a segunda dose da vacina e destacou a organização no atendimento.“ Nossa cidade está caminhando muito bem em relação a vacinação. Tomei minha segunda dose hoje com muita tranquilidade, está tudo muito organizado”.

Confira os horários de atendimento

Assim como outros pontos de vacinação em drive-thru em Campo Grande, o Centro de Convenções vai funcionar de segunda a sábado, com atendimento das 7h30 às 17 horas. Atualmente, o município conta com 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos. A vacinação segue o cronograma de prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A entrada do drive-thru é feita pela Avenida Mato Grosso.

 

Confira na reportagem: