Home / Notícia / Com saudades, alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas iniciam aulas presenciais

Com saudades, alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas iniciam aulas presenciais

18 de Fevereiro, 2021 | Acontece nas Casas | Geral | SESI | Dicom

  • fotozvoltazaszaulasztlz3
  • fotozvoltazaszaulasztlz4
  • fotozvoltazaszaulasztlz2
  • fotozvoltazaszaulasztlz1

O primeiro dia de aulas presencias na Escola do Sesi de Três Lagoas foi marcado pela saudade dos alunos e colaboradores, que estavam sem contato desde março do ano passado, quando as aulas passaram a ser remotas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, 547 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio puderam voltar para a sala de aula nesta quinta-feira (18/02) após autorização da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal.

No início do ano letivo, que começou no dia 2 de fevereiro, as aulas estavam sendo realizadas de forma remota por determinação da Prefeitura, porém, depois de vistorias feitas pela Vigilância Sanitária, a unidade conseguiu liberação para receber os alunos de forma presencial. O ambiente escolar foi adaptado seguindo as regras estabelecidas pelo município, que foram desenvolvidas de acordo com o protocolo de biossegurança elaborado pelo SST (Segurança e Saúde no Trabalho) do Sesi. 

O gerente da unidade do Sesi de Três Lagoas, Fernando Rodrigues lembra que depois de quase um ano de ensino remoto por conta da pandemia provocada pela Covid-19 todos estavam ansiosos para o retorno. “A escola foi minuciosamente preparada para receber os alunos com todas as medidas de biossegurança necessárias. Sabemos o quanto esse momento foi esperado por pais e alunos e toda estrutura da escola foi adaptada e nossos colaboradores orientados”, completou.

Por medida de segurança, as aulas vão ser oferecidas em sistema híbrido, com escalonamento dos alunos entre as aulas presenciais e remotas, respeitando o limite de lotação das salas estabelecido por decreto municipal. Assim como o período de entrada e saída dos alunos quem também foi dividido para evitar aglomeração. Uma pesquisa realizada pela escola apontou que 64% dos pais e responsáveis desejavam o retorno das aulas presenciais. Mesmo assim, pais e responsáveis podem escolher se preferem que o aluno volte para a escola ou continue com aulas de forma remota.

A diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, explicou que a estrutura do colégio foi toda adaptada para receber os alunos. “Os professores e colaboradores estão prontos para o retorno presencial tão desejado. Seguimos todos os protocolos de biossegurança, mas para que tudo dê certo é imprescindível que cada um cumpra com a sua responsabilidade, professores, equipe pedagógica e administrativa, alunos e responsáveis, pois a situação da pandemia ainda é preocupante, então não podemos baixar a guarda”, pontuou.

O estudante Matheus Meireles Abe, de 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio, é um dos que retornaram às aulas presenciais. A mãe do aluno, Elenita Abe, conta que o filho estava ansioso e que acha de extrema importância o convívio escolar. “A socialização na escola é fundamental para ele e acredito que para todos os alunos. Esse período de distanciamento dos amigos e dos professores foi muito difícil. Acredito que a escola é essencial para a educação plena das crianças”, explicou Elenita Abe.

Pais, alunos e colaboradores receberam cartilhas com as orientações de medidas de biossegurança dentro e fora da escola, como, por exemplo, o uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social, não compartilhar materiais e alimentos, entre outras. Além disso, a equipe técnica do SST do Sesi segue acompanhando de perto o retorno dos alunos para garantir o cumprimento de todas as medidas de biossegurança.