Home / Notícia / Dólar fecha em leve alta, monitorando exterior com expectativa por Fed

Dólar fecha em leve alta, monitorando exterior com expectativa por Fed

18 de Dezembro, 2018 | Brasil e Mundo | Economia e Trabalho | G1

O dólar f alta nesta terça-feira (18), monitorando o cenário externo em meio à expectativa pela decisão do Federal Reserve (banco central dos EUA) sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. A moeda norte-americana subiu 0,13%, vendida a R$ 3,9011.

Na máxima do dia, o dólar chegou a bater R$ 3,917 e na mínima, R$ 3,8847. Já o dólar turismo era vendido perto de R$ 4,07, sem considerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

"Com a atividade econômica mundial dando mostras de enfraquecimento..., o receio de que o Fed possa estar equivocado em sua política de alta dos juros eleva a discussão sobre um eventual período recessivo americano acontecer em 2019. Diante dessas incertezas se espera um discurso mais suave (sem alta dos juros), ao final do dia de amanhã", escreveu a Advanced Corretora em comentário matinal, destaca a Reuters.

Pesquisa Reuters com economistas constatou que o risco de uma recessão nos EUA nos próximos dois anos subiu para 40% e houve ainda mudança significativa nas expectativas de menos aumentos dos juros pelo Federal Reserve no próximo ano. Agora, a pesquisa aponta para apenas dois aumentos nos juros em 2019.

Nesta quarta-feira, o Fed deve elevar os juros pela quarta vez neste ano, apesar das críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, à política monetária do país. O mercado monitora pistas sobre o rumo dos juros nos EUA porque, com taxas mais altas, o país atrairia recursos atualmente aplicados em outros mercados, motivando a tendência de alta do dólar sobre moedas como o real.

Interferência do BC

O Banco Central vendeu nesta sessão 13,83 mil contratos de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares. Desta forma, rolou US$ 8,298 bilhões do total de US$ 10,373 bilhões que vence em janeiro. Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final da semana, terá feito a rolagem integral.

No dia anterior, a moeda norte-americana fechou em queda de 0,19%, vendida a R$ 3,8962, após chegar a passar de R$ 3,92 na máxima do dia.