Home / Notícia / Em evento sobre refrigeração, diretor do Senai destaca demanda por bons profissionais

Em evento sobre refrigeração, diretor do Senai destaca demanda por bons profissionais

14 de Maio, 2019 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SENAI | Dicom

  • fotozabravaz4z2
  • fotozabravaz3
  • fotozabravaz2
  • fotozabravaz1

Ao abrir o 4º Seminário de Refrigeração e Climatização, realizado nesta terça-feira (14/05), em Campo Grande (MS), em parceria com a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou a necessidade de formar bons profissionais para um mercado que está em crescimento e em constante atualização. 

“No ano passado fizemos uma pesquisa de mercado e levantamos as maiores demandas do setor industrial e a falta de bons profissionais na área de refrigeração foi uma das maiores reclamações. Então realizamos uma parceria com a Abrava para podermos qualificar melhores profissionais para o mercado, uma área com grande demanda, com constantes atualizações. O mercado de refrigeração é bastante amplo, porque engloba os segmentos residenciais e comerciais, além do industrial, então é uma grande oportunidade de atuação”, afirmou Rodolpho Mangialardo. 

O gerente do Senai de Campo Grande, Hélio Vilaça, explicou que o evento reúne empresários e profissionais da área de refrigeração e climatização. “Estamos com esse propósito de trazer essas indústrias para termos um fórum de discussão aqui no Senai, com nossos alunos. Estamos investindo nessa área e montamos uma estrutura que contempla a refrigeração doméstica, comercial e industrial e precisamos desses parceiros para fazermos essa estrutura funcionar, além de ser uma oportunidade para que nossos alunos tenham informações de grandes especialistas do mercado”, ressaltou.

Na avaliação do vice-presidente da Abrava, Leonardo Cozac, o Brasil tem uma legislação muito forte sobre qualidade do ar e sistemas de climatização. “Por isso é fundamental que haja um bom projeto para instalação e manutenção dos sistemas de climatização e esse é um dos temas desse seminário. Também vamos falar sobre a importância da refrigeração e convidamos diversos especialistas para dividirem o conhecimento com profissionais da área e também alunos”, comentou. 

Ele ainda reforçou a parceria com o Senai, que tem como objetivo colocar no mercado profissionais cada vez mais qualificados. “É daqui que vão sair os bons profissionais, então buscamos realizar esses eventos dentro da academia até para incentivar esses alunos a já conhecerem e irem se integrando ao mercado”, completou. 

Participantes

Para o mecânico de aeronáutica e acadêmico de Engenharia Mecânica, Altair Dias Siqueira, participar do 4º Seminário de Refrigeração e Climatização é uma forma de se atualizar. “Acredito que esse evento agregará tanto na minha profissão atual como na minha formação como engenheiro. Acho que esse é um tema bastante atual, que vem sendo discutido principalmente depois de notícias sobre incêndios por causa de uma instalação e manutenção feitas de forma errada, então é uma oportunidade de aprender mais”, disse. 

Na mesma linha, o técnico de refrigeração Adegmar Fernandes decidiu participar do evento para se atualizar sobre o assunto, principalmente quanto as normas técnicas e legislações. “Atualmente tem se falado muito em PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle para Ar Condicionado) e minha intenção aqui é justamente entender mais sobre esse plano, diretrizes e aplicações, porque é uma obrigação das empresas e a gente precisa estar bem informado sobre a legislação”, concluiu.