Home / Notícia / Em Noite de Autógrafos, alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas entregam aos pais livros autorais

6 de Dezembro, 2017 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Unicom

• img_2543
  • img_2536
  • img_2531
  • img_2524
  • img_2522
  • img_2519
  • img_2512
  • img_2511
  • img_2502
  • img_2500
  • img_2492
  • img_2488
  • img_2483
  • img_2482
  • img_2472
  • img_2467
  • img_2462
  • img_2461

Como forma de incentivar o gosto pela leitura desde a infância, a Escola do Sesi de Três Lagoas promoveu, na noite desta segunda-feira (5/12), uma grande noite de autógrafos para pais de alunos e convidados. O evento encerrou o projeto educacional desenvolvido em sala de aula para as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que consistia em escrever um livro e ilustrações. As atividades foram realizadas em paralelo à Estante Mágica, plataforma digital que integra a grade curricular da rede de escolas do Sesi do Estado e que trabalha competências como curiosidade, criatividade, colaboração, comunicação e análise crítica. As professoras que conduziram o projeto utilizaram pesquisas, livros, recursos tecnológicos e experiências do cotidiano.

A turma do Pré I reescreveu o livro “Fada Cisco Quase Nada”, de Sylvia Orthof. Já a turma do Pré II fez uma adaptação da obra “Um Nó na Cabeça” – Uma história de Amanda Strausz” e escolheram o título “O carneirinho sábio”. A turma do 2º ano A foi buscar inspiração na importância da leitura enquanto o 2º ano B estudou sobre o tema Energia, e se valeu da temática para dar conselhos para economizar na conta de luz. O 2º ano C escolheu o tema Mãe. As turmas do 3º ano optaram por fazer narrativas sobre castelos, heróis, tesouros, reis, urso panda, acampamento, entre outros. No 4º ano os alunos foram desafiados a produzir textos de autoria relacionados à cidade de Três Lagoas. “Mamãe está careca”, livro de Juliana Vermelho Martins, serviu de inspiração para os alunos do 5º ano escreverem histórias relacionadas à doença de câncer.

“A Noite de Autógrafos da nossa escola foi um evento que veio consolidar o trabalho realizado no decorrer do ano para a aquisição de habilidades de leitura escrita e comunicação. Agradeço às professoras, os alunos, os pais e às coordenadoras Elisandra Gomes dos Santos e Eliana da Silva Ferreira, que não mediram esforços para a realização deste belo momento”, comemorou a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães.

Professora do 3ºano, Daniela Matrone Cabulon ficou orgulhosa do resultado. “Senti orgulho por orientar um trabalho tão bonito e significativo. Poder ver o sorriso no rosto das crianças e serem protagonistas de sua própria história não tem preço”. “O momento mais emocionante foi quando os alunos abriram seus livros e autografaram para os familiares. Foi gratificante ver como eles ficaram felizes”, emendou a professora Carolina Campos Garcia, do Pré I.

Para as mães, ficou a experiência de ver os pequenos entregando uma obra autoral e autografada. “Foi um momento maravilhoso o que presenciei hoje com minha filha. Participar dessa fase dela me fez refletir sobre o quão importante é estarmos presentes na educação e no aprendizado de nossos filhos. Parabéns à toda equipe pedagógica e aos professores envolvidos nesse projeto maravilhoso”, agradeceu Damila Fernanda Leite Batista, mãe da aluna Thaís Leite Batista, do Pré I. “Foi uma noite muito especial, vai ficar na memória. Ver a alegria estampada no rosto da criança e ouvi-la dizer “Mamãe, é o meu desenho no meu livro”! Momentos assim dinheiro nenhum paga. Parabéns à Escola do Sesi”, disse Andressa Siqueira, mãe das alunas Kamille Siqueira, do Pré I, e Kaila Siqueira, do 2º ano. “Ficamos encantados com o evento, tivemos a oportunidades de ver a alegria estampada no rosto do meu filho, o orgulho de ter um pequeno grande autor dentro de casa. Acreditamos que a literatura sempre será uma porta aberta para o conhecimento”, emendou Diana Aparecida da Silva, mãe do aluno Nícolas Fernandes, do 2º ano.

Os alunos, por outro lado, não esconderam a alegria em ver o trabalho realizado impresso em forma de livro. “Eu achei o evento de ontem muito bonito, pois estava tudo organizado, e amei ter um livro só meu”, disse Gisele Ventena de Medeiros, do 4º ano. “Eu gostei do evento porque os alunos foram personagens principais. Cada um escreveu uma história, foi maravilhoso!”, afirmou Davi Travasso Pimenta, do 5º ano. “Achei legal, gostei muito da fala da diretora e também de autografar meu livro”, concluiu Isabela Bertoloto, Pré II.