Home / Notícia / Em reunião na Fiems, avança discussão sobre instalação de porto seco em Três Lagoas

26 de Julho, 2017 | Acontece nas Casas | Indústria | FIEMS | Unicom

• fotoz3
  • fotoz4
  • fotoz2
  • fotoz1_1

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu-se, nesta quarta-feira (26/07), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), com o governador Reinaldo Azambuja, com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, com o prefeito de Três Lagoas (MS), Ângelo Guerreiro, e com empresários locais para prosseguir com as discussões acerca da instalação de um porto seco no município.

Em maio de 2016, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 1ª Região Fiscal a dar continuidade nas ações para a viabilização do Porto Seco de Três Lagoas, mas, desde então, nenhum avanço foi registrado. “Agora, surgiu um grupo de empresários dispostos a doar uma área para a implantação do porto. Uma vez formalizada a doação, a Receita Federal pode dar início ao processo de licitação”, explicou Longen.

Ainda segundo o presidente da Fiems, é urgente e necessário dar prosseguimento a projetos que atraiam investimentos privados para o Estado. “De nada adianta um porto que não atenda às necessidades do setor empresarial. Nesse sentido, podemos contar com o interesse desse grupo de empresários que oferece o terreno e com o prefeito de Três Lagoas, que assumiu o compromisso de levar adiante os projetos que garantirão desenvolvimento ao município”, frisou.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, o próximo passo é a construção de um escopo jurídico para materializar o projeto. “A ideia vai avançar porque tem segurança jurídica, tem estabilidade dos investidores e tem o apoio tanto da Fiems quanto do Governo e, principalmente, da prefeitura de Três Lagoas. O prefeito Ângelo Guerreiro está bem consciente da importância desse porto seco“, declarou.

Já o prefeito Ângelo Guerreiro classificou a iniciativa como algo de suma importância para o desenvolvimento da região. “O porto seco vem ao encontro das necessidades do município, tendo em vista que Três Lagoas é o principal polo industrial do Estado. Temos grandes empresas, inclusive uma das maiores fábricas de celulose do planeta, e precisamos facilitar e simplificar a importação de matérias-primas e o escoamento da produção local”, pontuou.

Segundo Roberto José Faé, empresário de Três Lagoas, o porto seco é uma reivindicação antiga do setor empresarial do município e o êxito do projeto será benéfico para a sociedade como um todo. “Basta avaliar a demanda que o porto de Santos concentra. O fato de contarmos com um porto seco dentro do nosso Estado vai revolucionar tanto o recebimento de matérias-primas quanto o escoamento da produção”, avaliou.