Home / Notícia / Escola do Sesi de Aparecida do Taboado celebra Festa Junina com vídeos no Tik Tok

Escola do Sesi de Aparecida do Taboado celebra Festa Junina com vídeos no Tik Tok

26 de Junho, 2020 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Dicom

  • festaszpopularesz_zquadrilhazmalucaz_zisadora_anazcarolinazsilvazm
  • festaszpopularesz_znordestez_zbrunozellenzezjenni_anazcarolinazsilvazm

Em meio à quarentena, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado incentivou os alunos do 1ª ano do Ensino Médio a gravarem vídeos celebrando a Festa Junina e, assim, não deixar a data passar em branco. Ao mesmo tempo, os alunos puderam conhecer mais sobre a tradição das festas nas regiões brasileiras.

“Decidimos unir o tema cultural às celebrações festivas do mês de junho, que ocorrem por todo o Brasil, cada uma com suas características especiais que as tornam únicas”, explica a professora Simone Espírito Santo, de Linguagens.

A professora Ana Carolina Detomini, que também leciona a Linguagens, acrescenta que a atividade virtual e interativa encerrou os estudos acerca da trajetória cultural e contextos culturais. “Os alunos foram divididos em cinco grupos, de modo que todas as regiões do Brasil fossem contempladas. Cada grupo seria responsável por destacar ao menos um elemento cultural da região que estivesse representando, podendo ser uma dança, um prato típico, uma celebração”, conta.

A proposta envolveu o uso do aplicativo Tik Tok, febre entre os jovens e que, para a professora Cristina Gomes, que também ministra a disciplina, foi um incentivo para os alunos se engajarem na atividade.

“Realmente fiquei surpresa e emocionada com o resultado dos trabalhos! Vi o quanto eles abraçaram a ideia, se empenharam e trouxeram informações ricas em relação às festas típicas do nosso Brasil, como danças, músicas regionais, brincadeiras, comidas típicas. O uso do Tik Tok foi uma jogada de mestre, acho que por isso eles se sentiram tão confortáveis realizando a proposta”, analisou.

Para os alunos, o uso do Tik Tok foi, de fato, um facilitador no momento de usar a criatividade e editar os vídeos. “Realizar o trabalho sobre a festa junina da região nordestina foi muito legal e divertido. O fato de ser utilizado um recurso extremamente popular entre os jovens de hoje em dia, como o aplicativo Tik Tok, levou a uma identificação muito forte”, considerou Ellen Amanda Maria Santos Da Silva.

“O ato de utilizar vestimentas características da cultura junina tornou tudo mais legal e divertido, pois esse simples feito me permitiu recordar das festas passadas, logo, me trouxe alegria e satisfação em fazer o trabalho, mesmo que seja a distância, e ainda senti a essência e a animação da Festa Junina”, acrescentou José Ronaldo da Silva Júnior.