Home / Notícia / Escola do Sesi de Aparecida do Taboado finaliza projeto com noite de autógrafos

Escola do Sesi de Aparecida do Taboado finaliza projeto com noite de autógrafos

29 de Novembro, 2019 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Dicom

  • img_1336
  • img_1332
  • img_1260
  • img_1196
  • img_1194
  • img_1167
  • img_1161

Com o objetivo de estimular a produção literária e desenvolver a criatividade, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promoveu, na quarta-feira (27/11) e quinta-feira (28/11), uma grande noite de autógrafos para pais de alunos e convidados.

O evento encerrou o projeto educacional desenvolvido em sala de aula para as turmas do Ensino Fundamental I e II, que consistia em escrever um livro de contos. O tema proposto foi “Nasce um escritor”.

A noite de autógrafos marcou o encerramento das atividades desenvolvidas durante todo o ano nas aulas de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, pelas professoras Hélida Fagundes, Cristina Gomes, Érica Gonçalves e Rosa Maria de Oliveira.

Os alunos do 4° e 5° ano escreveram poesias inspiradas nos sentimentos como amizade, respeito, amor entre outros. Já os estudantes do 6° ano fizeram uma releitura dos contos de fada tradicionais que conhecemos e, as demais séries escreveram contos baseados em diversas situações e experiências vivenciadas por eles.

Para o desenvolvimento do trabalho, os professores exibiram para os alunos vídeos dos contos de fada que fizeram parte da programação da TV Cultura, tais como “Caminhos da Floresta”, “Irmãos Grimm” e, fizeram vários momentos de contação de história, com o intuito de estimular a imaginação deles. Após esses períodos, eles passaram para a criação, tanto da história como das ilustrações. Finalizado esse processo, publicaram seus trabalhos.

A noite de autógrafos foi abrilhantada com apresentações teatrais. O 4° ano apresentou uma poesia “Quem tem medo de que?,” da escritora Ruth Rocha e, os estudantes do 6° e 8°ano encenaram, respectivamente, “A Verdadeira História da Cinderela” e um conto de autoria dos próprios alunos “Claudinha da Favela” - uma releitura de “Chapeuzinho Vermelho”.
Ana Beatriz Gouveia Coelho de Almeida, 11 anos, do 6º ano, comentou que se sentiu uma personagem preferida, da série Stranger Things. “Produzi meus contos recriando outros contos, criei, por exemplo “Alice no país das quebradas”, recriando “Alice no país das maravilhas”. Foi uma experiência única.”

Já a aluna do 8º ano, Nicoli Costa Dutra, 13 anos, disse que gostou da experiência. “Foi muito bom. Realizei leituras de diversos contos, aprendi muito com eles antes de escrever meus próprios textos. A produção do meu livro ficou ótima, quero participar novamente no próximo ano”.

Para a diretora, Silvia Watanabe, a realização da Noite de Autógrafos é extremamente gratificante. “É a conclusão de um trabalho rico, no qual o aluno se torna o escritor de suas próprias criações. Momento em que de fato nasce um escritor, que foi o tema proposto para este ano. Parabenizo todos os envolvidos!”