Home / Notícia / Estudante da escola SESI cria aplicativo para facilitar compra de lanches

Estudante da escola SESI cria aplicativo para facilitar compra de lanches

27 de Abril, 2021 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | Dicom

  • estudantezdazescolazsesizcriazaplicativozparazfacilitarzcomprazdezlanches
  • estudantezdazescolazsesizcriazaplicativozparazfacilitarzcomprazdezlanchesz1

A estudante Carolinne Vitória Aguiar Lobo, do 8.° Ano C da escola do SESI em Campo Grande surpreendeu as turmas da 1.° série do Novo Ensino Médio ao propor a criação de um aplicativo para facilitar a compra dos lanches. Com o programa, vai ficar mais fácil para os colegas decidirem o que comer na hora do intervalo e otimizar o tempo que permanecem nas filas.

Carolinne integra o Time Oficial de Iniciação Científica da Escola do SESI Campo Grande desde 2020 e percebeu que na escola havia dificuldades durante a compra do lanche. Além de um longo tempo de espera na fila, nem sempre os estudantes conseguiam comprar o lanche. Ela registrou, ainda, que algumas crianças perdiam o dinheiro ou a ficha. Para evitar a permanência dos transtornos, a estudante está desenvolvendo o aplicativo, que pode virar modelo na escola.

Quick Snack –  um exercício de pesquisa científica

O aplicativo tem como objetivo otimizar as filas, acelerar o processo de compra do lanche e evitar que alunos levem dinheiro em espécie para a escola. Para que isso aconteça estão previstas compras no crédito e no débito em qualquer horário do dia. A fila é eliminada, porque, ao comprar e pagar o lanche, o estudante vai agendar a retirada.

Falta, agora, colocar a ideia em prática e facilitar a vida dos colegas. Para alcançar o objetivo, Carolinne está trabalhando e coloca em prática as instruções necessárias à pesquisa científica, que aprende no Novo Ensino Médio do SESI.

O desempenho da estudante animou Daniele Navarro, professora orientadora da pequena. “A Carolinne já demonstrava habilidades de pesquisa desde o 6.º ano, fiquei muito feliz quando ela entrou para o Time Oficial. Logo ela já encontrou uma situação de problema em sua comunidade para ser resolvida. Mesmo com os atrasos e dificuldades da pandemia, a aluna tem se destacado e desenvolvido cada vez mais habilidades em projetos científicos”.

 Comprometimento de colega anima estudantes Escola do SESI

Para os colegas, o empenho de Carollinne é uma fonte de inspiração. “A apresentação da Carolinne foi ótima. Ela explicou muito bem seu projeto que, por usa vez, é eficaz ajudando em um problema cotidiano”, revela Natan Alexandre Penteado, da 1.ª Série NEM.

Os colegas também destacaram a sensibilidade da estudante em observar e propor soluções para a comunidade onde está inserida. Achei importante e inspiradora a apresentação da Carolinne, pois ela está no 8°Ano ainda e já tem grande visão sobre problemas sociais que devem ser resolvidos, além de ter apresentado todo o seu trabalho em normas de ABNT, o que gera bastante trabalho. E, pelo que foi apresentado por ela, eu tenho certeza que o projeto terá grande resultado por ser algo muito interessante”, pontuou Guilherme de Sousa Barrios, também estudante da 1.ª série do Novo Ensino Médio do SESI.