Home / Notícia / Estudantes da Escola do SESI Três Lagoas chegam à 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes da Escola do SESI Três Lagoas chegam à 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

16 de Setembro, 2021 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Dicom

  • estudantes_tres_lagoas_olimpiada_fiems_sesi_2
  • estudantes_tres_lagoas_olimpiada_fiems_sesi

Os estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª Série do Ensino Médio da escola SESI de Três Lagoas deram um show de matemática na 1.ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática). Agora, eles estão classificados para a 2.ª fase da competição, marcada para o início de novembro.

Oito estudantes estão classificados e, a partir de agora, têm um novo desafio, se prepararem para essa nova etapa. No nível I, as classificadas foram Gabriela Landin Aguiar e Maria Eduarda Vieira. Quem conquistou espaço no nível II foram as estudantes Ana Luiza Ribeiro e Maitê Louise Oliveira Silva, no nível III destaque para os alunos Gabriel Martins Fernandes dos Santos, Júlia Galego Marcelli, Júlia Neves e Lana Freitas Oliveira.

Expectativa é a palavra que define melhor o que os alunos sentiram desde julho, mês em que a prova foi aplicada. O resultado oficial só foi divulgado há uma semana, seguindo o cronograma adaptado para a OBMEP. A prova teve 3 horas de duração e os oito estudantes com maior número de acertos foram selecionados para representarem a escola na 2.ª fase, agendada para 6 de novembro próximo.

Estudantes do SESI superaram expectativas mesmo com a pandemia

O professor Celson André de Lima Junior reforçou que desde o início da pandemia, a escola percebeu os impactos que os estudantes teriam com a necessidade de estudar em casa, sem a proximidade da atenção do professor como ocorre em sala de aula e isso causou uma insegurança em todos. “Conseguir fazer com que os estudantes se sintam capazes, mesmo com tantas restrições pelas quais estamos passando, foi o que vimos na participação e aprovação de tantos estudantes para a 2ª fase da OBMEP. O que antes era visto como muito difícil para muitos, tornou-se possível para alguns. Tivemos estudantes que acertaram todas as questões e com o alto nível do teste, isso nos deixa muito mais confiantes de que dias melhores virão”. 

Classificados da escola SESI para a OBMEP se preparam para próxima fase

Lana Freitas, uma das estudantes selecionadas, é apaixonada por matemática desde a infância e não fica de fora dos campeonatos. “Em 2017 surgiu a 1.ª oportunidade de eu me inscrever para a OBMEP e, desde então, eu participo de todas as edições. Em 2019, consegui passar para a segunda fase, mas meu desempenho não foi muito bom, até que esse ano meu professor Celson falou que a minha turma poderia fazer a prova. No início, fiquei receosa, porque não me sentia preparada para realizar a avaliação, mas no dia dei o meu melhor e usei todo o conhecimento já adquirido fazendo as provas das edições passadas e deu tudo certo”.

Já a aluna Júlia Neves Machado, começou a se preparar para a competição há um ano. “Quando um dos professores me chamou para me contar a notícia de que fui chamada para a próxima fase, quase não acreditei e ainda estou em choque com a notícia, mas isso com certeza me deixou mais confiante no meu potencial e, por isso, vou dar o meu melhor na próxima etapa”.

Surpresa é a palavra que define como a estudante Júlia Galego Marceli ficou ao saber do resultado, tão esperado pela turma. “A área da Matemática não é meu forte e sempre tive que prestar mais atenção nas aulas para entender com segurança o conteúdo. Por isso acredito que esse foi um dos fatos que me levaram  a ter uma certa dúvida para me inscrever na olimpíada de Matemática. Percebi que não custava tentar e que se eu passasse seria algo a ser considerado como ponto de atenção para a minha entrada na faculdade que tanto almejo”. Gabriel Martins Fernandes, aceitou o convite do professor e também está muito contente com o resultado. “Quando soube dessa notícia, fiquei muito alegre”.