Home / Notícia / IEL capacita professores do Sesi para Programa Foco na Carreira

IEL capacita professores do Sesi para Programa Foco na Carreira

19 de Dezembro, 2017 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | IEL | Unicom

  • dsc_0039
  • dsc_0038
  • dsc_0025
  • dsc_0015
  • dsc_0014
  • dsc_0011

Com o objetivo de preparar melhor os jovens para o mercado de trabalho, o IEL começou na segunda-feira (18/12) e conclui nesta terça-feira (19/12) a capacitação dos professores do ensino médio das Escolas do Sesi para o Programa Foco na Carreira, que busca ampliar a visão de mundo do jovem, desenvolvendo suas habilidades e competências e ao mesmo tempo atendendo as demandas corporativas.

Segundo o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, a capacitação tem o intuito de levar os alunos a terem uma reflexão sobre carreira, empregabilidade, trabalho em equipe, trabalho colaborativo e pensar o futuro. “Sabemos hoje que com a multiplicidade de informações ou de possibilidades de carreira, ou de desenvolvimento profissional, os jovens estão tendo dificuldades de refletirem sobre empregabilidade”, comentou.

Ele reforçou a expertise do IEL com relação a temas voltados para capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. “O IEL está apresentando formas para que nossos professores desenvolvam melhor esses conteúdos junto aos nossos alunos e todas as escolas do Sesi, principalmente na faixa etária de 14 a 16 anos, para que esses alunos possam se preparar para o futuro”, completou.

Na avaliação da coordenadora de desenvolvimento de carreira e estágio do IEL, Rosângela Ramos, a capacitação dos professores vem de encontro com os que os estudantes precisam. “O ingresso ao mercado de trabalho tem sido um grande desafio para os jovens estudantes, e uma boa qualificação como esta, que envolve relacionamento interpessoal, dinâmicas de grupo, vídeos, contribuirá para que esses jovens vençam várias barreiras, inclusive do primeiro emprego”, afirmou.

A técnica do IEL, Patrícia Landolfi Scheffer, explicou que os professores que estão fazendo parte da capacitação serão responsáveis por iniciar o Programa Foco na Carreira para os alunos do ensino médio das escolas do Sesi. “Será uma matéria extracurricular, então os jovens terão as aulas num período e no outro, poderão fazer as aulas do Programa Foco na Carreira”, disse, acrescentando que nesta primeira etapa estão sendo trabalhados quatro temas de uma série de 12. 

“O primeiro tema é ‘Gestão do tempo’, porque entendemos que os jovens precisam muito entender e aproveitar esse tempo, porque tem escola, tem prova, tem estudo, tem família, tem amigo, tem rede social, então eles precisam entender que precisa ter um tempo para cada coisa. Depois vem o tema ‘Projeto de vida, carreira e empregabilidade’, porque o jovem precisa começar a pensar o que ele deseja para a vida dele, qual carreira seguir, se conhecer de verdade”, detalhou Patrícia Landolfi. 

Para o professor Jeferson Domingos da Fonseca, o Programa Foco na Carreira traz um conteúdo diferenciado para os jovens. “É um norte para o direcionamento que ele poderá ter. O Sesi é uma escola inovadora, porque ela tem um olhar voltado para o aluno, para que ele tenha essa formação para o mercado de trabalho, para a vida”, declarou.

Já a professora Eliana da Silva Ferreira acredita que o Programa Foco na Carreira vem para atender as necessidades atuais dos jovens. “Nós, enquanto educadores, percebemos que os nossos jovens estão sem perspectivas para o futuro e o programa “Foco na Carreira” vem suprir essa necessidade que estamos sentindo de preparar melhor o nosso aluno para o mercado de trabalho e também para que ele possa ter sonhos, possa se identificar em alguma profissão e possa se sentir também realizado”, finalizou.