Home / Notícia / Inteligência emocional é tema do segundo módulo do Training Leaders do IEL

Inteligência emocional é tema do segundo módulo do Training Leaders do IEL

20 de Novembro, 2020 | Acontece nas Casas | Geral | IEL | Dicom

• fotoztrainingzleadersz2
  • fotoztrainingzleadersz4
  • fotoztrainingzleadersz3
  • fotoztrainingzleadersz1

Ainda se adaptando às mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que mudou a rotina das pessoas e também a maneira de como encarar as coisas mais simples do dia a dia, o IEL finalizou, na última quarta-feira (18/11), o segundo módulo do treinamento “Training Leaders – O DNA da Transformação”. No mundo profissional, os desafios também aumentaram e vários setores reinventaram-se, adequando sua forma de trabalhar, lidar com clientes e a própria maneira de fluir com as negociações.

Em um período de extrema mudança e adaptação ao “novo normal”, o profissional também precisa se reinventar e outro grande desafio é controlar as emoções. Por isso, o tema Inteligência emocional foi abordado neste segundo módulo do “Training Leaders”. Com foco na alta performance do profissional, o workshop tratou de como a inteligência emocional traz a capacidade necessária para administrar os comportamentos gerados pelas emoções.

O superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, destacou o quanto a capacitação é importante para melhorar a performance dentro das empresas. “Temos a absoluta certeza que o IEL está no caminho certo levando às pessoas ideias novas que possam melhorar a relação e o trabalho na sua empresa, a equipe está de parabéns pela finalização de mais este módulo”, afirmou.

O treinamento

O treinamento foi ministrado pela master coach Mariluce Lemos Gutten Ribeiro, que enfatizou a importância do autoconhecimento para identificar as emoções e entender se elas fortalecem ou estão tomando a energia desse indivíduo dentro do seu ambiente profissional. “Tem pesquisas que já apontam que essa habilidade é essencial a todo profissional desse século. 90% das pessoas com alta performance contam com nível elevado de inteligência emocional. A boa notícia é que essa habilidade pode ser aperfeiçoada por qualquer um”, explicou.

A coordenadora da área de desenvolvimento de carreira do IEL, Rosângela Ramos, destaca a importância de as pessoas saberem administrar os comportamentos gerados pelas emoções. “O tema trabalhado neste segundo módulo do Training Leaders tem como principal objetivo levar ao conhecimento dos participantes, questões relevantes que vão auxiliá-los no dia a dia, de forma a controlar suas emoções com mais facilidade frente aos desafios diários tanto profissionalmente quanto pessoal”, afirmou.

Rosângela Ramos também fala da importância de desenvolver a inteligência emocional, sendo a única forma possível de viver uma vida de maneira saudável. “Há algumas vantagens que a pessoa adquire ao desenvolver essa habilidade: melhora no relacionamento humano, aumento da empatia pelo próximo, melhor controle do tempo, mais responsabilidade e comprometimento, equilíbrio emocional, diminuição do estresse, mais disposição para o trabalho, aumento da produtividade, contribuindo o qual contribui muito para os resultados pessoais e profissionais”, finalizou.

Próximo módulo

O treinamento completo oferece três fases estratégicas para o desenvolvimento pessoal e formação de líderes, ministrados de maneira 100% digital pela plataforma Zoom. A primeira foi realizada no dia 29 de outubro e abordou o tema “Trabalho Remoto – Desafios e Oportunidades” e elencou as dificuldades que boa parte dos brasileiros tiveram em 2020, com dicas para melhorar a produtividade.

O terceiro e último módulo será realizado no dia 10 de dezembro com o tema “Autoconhecimento como ferramenta para uma gestão eficaz”. Dentro desse assunto será trabalhado como o autoconhecimento pode ser a base para o desenvolvimento e os participantes vão aprender a identificar seus perfis comportamentais e entender como utilizar esse conhecimento para melhorar seus resultados.

Experiência dos participantes

Para gerente-administrativo Milton César Centurião Pimentel, hoje as empresas têm cobrado muito dos colaboradores e é importante entender até que ponto vai o lado emocional do seu funcionário, do seu gestor. “É necessário ter uma motivação no trabalho para que se tenha vontade de continuar, de produzir, sem criar uma bolha de problemas que são levados para casa, transmitidos para a família. O curso ajudou muito a entender essa questão e é importante que tenham outros workshops nesse sentido, pois eles transformam nosso ponto de vista e nossa qualidade de vida. Ainda descreve o curso de ontem como algo fantástico na vida profissional a partir de agora”, disse.

Já a empresária Adriana Vaz, diretora da Wizard, de Dourados (MS), considerou o curso muito satisfatório. “Justamente por trabalhar com prestação de serviços e lidar com resultados a longo prazo que é bastante desafiador é importante saber controlar as emoções para que não chegue ao ponto de sobrecarregar o lado profissional ao ponto de adoecermos”, ressaltou, completando que o treinamento foi muito valioso, especialmente por conseguir participar online nesse período tão delicado de pandemia.

A Indústria continua por você!

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao novo coronavírus (Covid-19) na página especial do Sistema Fiems