Home / Notícia / Longen reabre centro de testagem gratuita de covid-19, que funcionará de segunda a segunda

Longen reabre centro de testagem gratuita de covid-19, que funcionará de segunda a segunda

8 de Janeiro, 2022 | Acontece nas Casas | Saúde | FIEMS | SESI | Dicom

  • reabertura_drive_thru_testagem_covid_19_sistema_fiemsz5
  • reabertura_drive_thru_testagem_covid_19_sistema_fiemsz8
  • reabertura_drive_thru_testagem_covid_19_sistema_fiemsz2

Em poucas horas após o anúncio da reabertura do drive-thru de testagem rápida e gratuita de covid-19 da FIEMS, feito na última sexta-feira (07/01), mais de 1,5 mil pessoas fizeram agendamento do serviço pela internet. Frente à grande demanda, o presidente Sérgio Longen determinou a ampliação do funcionamento da unidade, que passará a atender em todos os dias da semana. A previsão inicial era funcionar de segunda a sexta-feira.

A testagem teve início na manhã deste sábado (08/01), já como resposta à elevada procura da população. A capacidade diária do local é de 500 testes. A reabertura do centro de testagem foi realizada pelo presidente da FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, e de diretores do Sistema Indústria.

Longen destacou que Mato Grosso do Sul tem passado por um momento delicado, com avanço no número de casos de covid-19 e de gripe Influenza, e que o Sistema Indústria está contribuindo com várias iniciativas para auxiliar o poder público no enfrentamento dessa crise. “A FIEMS recebeu inúmeras demandas de alguns municípios do interior e também da Capital. Muitos municípios nem sequer têm condições de fazer testes. Iniciamos hoje, mesmo no sábado, porque precisamos avançar na testagem. Faço um apelo para a sociedade: vacinem, pois é a única saída para eliminarmos esse vírus de uma vez por todas”, declarou.

Em dezembro, a FIEMS lançou duas iniciativas em parceria com a prefeitura de Campo Grande para colaborar no atendimento à população. A primeira delas foi a campanha “Não vacile, vacine”, que oferece prêmios a quem tomar a primeira ou a segunda dose da vacina. Mais de 12 mil pessoas já se vacinaram desde o início da campanha. Além disso, a FIEMS disponibilizou estruturas de atendimento externo às Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e Centros Regionais de Saúde (CRS) da Capital para receber pessoas com sintomas de doenças respiratórias, evitando a contaminação cruzada.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, elogiou a parceria da FIEMS e informou que os pacientes com diagnóstico positivo para covid-19, identificados no drive-thru, serão monitorados pelas equipes de saúde. “Agradeço à FIEMS por todo empenho, apoio e compromisso social que a entidade tem demonstrado à nossa população de Campo Grande, bem como do interior do Estado. Esse polo de testagem entra em um momento importante, em que temos um cenário diferente do que já existiu, com alto nível de contágio de covid-19 e o fator novo em relação à gripe H3N2, uma doença que normalmente surge em época de frio”, ressaltou.

Testes devem ser agendados

Os exames serão realizados no Edifício Garagem da FIEMS, situado na Rua Engenheiro Roberto Mange, 90 - próximo à avenida Afonso Pena, no centro da cidade. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 horas e das 13h às 16h30, e sábado e domingo, das 9h às 11h30 horas e das 13h às 16h30.

O atendimento é gratuito, mas é necessário agendamento prévio por meio do site www.loja.sesims.com.br. Os resultados serão disponibilizados em até 2 horas após a coleta, pelo número de WhatsApp cadastrado.

O exame oferecido será o teste rápido de antígeno para diagnosticar a covid-19. A secreção nasal é colhida por meio de um swab nasal (cotonete específico) introduzido na narina. Essa é a forma de identificar se o paciente apresenta infecção viral ativa.

 

Serviço – Mais informações pelo 0800 723 7374 ou pelo WhatsApp (67) 3330-2423