Home / Notícia / No aniversário de MS, FIEMS faz balanço de ações que contribuíram para retomada das atividades

No aniversário de MS, FIEMS faz balanço de ações que contribuíram para retomada das atividades

11 de Outubro, 2021 | Acontece nas Casas | Geral | FIEMS | Dicom

  • aniversario_ms_fiems
  • aniversario_de_mato_grosso_do_sul
  • aniversario_de_mato_grosso_do_sul_2
  • aniversario_de_mato_grosso_do_sul_3

Mato Grosso do Sul comemora 44 anos nesta segunda-feira, 11. Em um ano ainda atípico devido à pandemia do coronavírus, a data é marcada pelos bons números da vacinação contra a covid-19, pela retomada das atividades econômicas e a volta quase total à normalidade, apesar de os cuidados com a biossegurança ainda serem obrigatórios, como o uso de máscaras e álcool em gel.

Nesse contexto, as ações da FIEMS no apoio ao combate à pandemia foram fundamentais para que o Estado hoje possa celebrar seu aniversário com os números de casos de covid-19 caindo, ao mesmo tempo em que cresce o número de pessoas imunizadas contra o coronavírus. Segundo o último balanço do governo do Estado, 59,68% da população de Mato Grosso do Sul já está com o esquema vacinal completo.

Na avaliação do presidente da FIEMS, Sérgio Longen, a indústria avança e é papel do Sistema Indústria, por meio do SESI e do SENAI, atender as demandas regionais. “Realizamos ações integradas com grandes parceiros, como a Energisa, e trouxemos ações para todo o Estado trazendo suporte para que pudéssemos atingir a tão sonhada imunidade coletiva, além de conseguir controlar os números de casos de covid-19. Isso foi fundamental para garantir a retomada da economia e a manutenção de empregos”.

Ações de combate à covid-19 promovidas pelo Sistema FIEMS

Entre as ações encabeçadas pela FIEMS só em 2021, merecem destaque a cedência do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, localizado na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande (MS), para a instalação de um drive-thru de vacinação. Até o momento, só no espaço, já foram aplicadas 144.401 doses do imunizante contra a covid-19.

Além disso, a Federação das Indústrias também apoiou a instalação do drive-thru de vacinação em Dourados e disponibilizou testes de antígeno para diagnóstico da covid-19 em Campo Grande, Dourados e Corumbá. No total, foram disponibilizados mais de 30 mil testes, além da parceria com o Sebrae/MS para levar testes para mais municípios do Estado por meio do programa Cidade Empreendedora.

Em paralelo a essas ações, o SENAI retomou a manutenção de respiradores hospitalares que estavam estragados e o SESI deu continuidade às consultorias de biossegurança com o objetivo de garantir o funcionamento das empresas abertas e, com isso, a manutenção dos empregos em Mato Grosso do Sul.

A FIEMS também coordenou no Estado, em parceria com a Energisa, o movimento Unidos Pela Vacina, que envolve lideranças empresariais e entidades do setor privado com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros. Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul foram beneficiados com doações de insumos necessários para garantir o ato vacinal.

A Federação das Indústrias ainda forneceu para a Sesau (Secretaria de Saúde do Município de Campo Grande), dez cilindros de oxigênio para serem usados em pacientes com covid-19 e outros problemas respiratórios que demandam suporte de ventilação mecânica e doou 110 capacetes elmo ao governo do Estado e prefeituras.