Home / Notícia / No Mês da Indústria, Escola do Sesi de Aparecida do Taboado leva alunos para conhecerem fábrica de molas para colchões

No Mês da Indústria, Escola do Sesi de Aparecida do Taboado leva alunos para conhecerem fábrica de molas para colchões

16 de Maio, 2018 | Acontece nas Casas | Indústria | SESI | Unicom

  • fotoz1_1
  • fotoz3
  • fotoz2
  • fotoz4

Como parte das atividades relacionadas com “Maio – Mês da Indústria”, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado levou os alunos da 1ª série do Ensino Médio para conhecerem de perto o funcionamento de uma fábrica de molas para colchões. A visita à indústria Alpha Motion- Tecnologia em Movimento foi coordenada pela professora Ana Carolina Silva Mendonça Detomini, que leciona a disciplina de Oficinas de Aprendizagem e Linguagens.

Segundo a coordenadora pedagógica e educacional Aline Daniele Santiago Pinto, ao longo deste mês de maio, os nossos alunos foram convidados a conhecer algumas indústrias de Aparecida do Taboado e a turma da vez foi a 1ª série do Ensino Médio. “Eles tiveram a oportunidade de entender como é feita a fabricação de molas para colchões e os diferentes tipos de molas utilizados”, pontuou. 

Ela completa que o objetivo é fazer com que os alunos, após conhecerem o funcionamento de uma fábrica, possam refletir sobre essa prática para utilizarem em seu futuro profissional ou até mesmo investirem em pesquisa. “Os alunos participaram da atividade e voltaram bastante animados da visita, pois tiveram a oportunidade de aprender com a experiência e observação”, garantiu.

Aline Daniele Santiago Pinto acrescenta que a visita foi muito produtiva, pois os alunos passaram por todos os setores da indústria e verificaram como são fabricadas e armazenadas as molas para colchões. “Conhecemos diferentes tipos de máquinas que produzem molas inteiriças juntas, separadas e ensacadas para que possam ser confeccionados diferentes tipos de colchões de molas. Vimos também que as molas são comprimidas para que possam ser transportadas em maior quantidade”, revelou. 

A professora Ana Carolina Detomini reforça que a visita à fábrica da Alpha despertou a curiosidade não só dos alunos como também a dela. “Foi interessante poder aprender um pouco sobre os processos de produção das molas e das estruturas de colchões, o passo a passo da fabricação até a embalagem dos produtos para enviar aos clientes. Visitas como essa nos proporcionam sair de nossa rotina de afazeres e pensamentos e refletir sobre a importância da indústria e de seus profissionais para a vida em sociedade”, afirmou.

“Visitar a Alpha foi uma experiência excelente, pois tivemos mais uma oportunidade oferecida pela Escola do Sesi. Adquirimos mais conhecimento com as explicações do técnico em segurança do trabalho, que nos recebeu na indústria”, declarou a estudante Isabela Vitória Silveira Pimenta. A colega dela, Monize de Lima Claro, completa que verificar como a Alpha produz foi muito legal e interativo. “Nós tivemos uma experiência incrível, vimos que existem diferentes tipos de molas para que os colchões sejam produzidos. Quero que esse tipo de atividade se repita mais vezes, pois cada vez estamos aprendendo mais”, disse.