Home / Notícia / Projeto do Senai de Naviraí aproxima população da Indústria 4.0

Projeto do Senai de Naviraí aproxima população da Indústria 4.0

10 de Agosto, 2018 | Acontece nas Casas | Indústria | SENAI | Unicom

  • fotoz1_1
  • fotoz2

A Indústria 4.0 já é realidade e exigirá novas competências para profissionais que queiram se destacar no mercado de trabalho. Atento a essa nova necessidade, o Senai de Naviraí deu início ao Projeto InovaNavi, que tem como objetivo apresentar aos alunos das escolas municipais, trabalhadores e empresários do município as oportunidades oferecidas por essa transformação tecnológica. 

Na avaliação do gerente da unidade, Rodrigo Bastos de Melo, a Indústria 4.0 terá um impacto profundo nos processos produtivos, em ganhos de eficiência, redução de custos industriais. “Este cenário é uma grande oportunidade para o desenvolvimento da indústria brasileira e para o Estado de Mato Grosso do Sul e o Projeto InovaNavi consiste em uma parceria com a Prefeitura de Naviraí para levar o conceito da Indústria 4.0 às escolas municipais e às empresas da região por meio do curso ‘Desvendando a Indústria 4.0’, oferecido gratuitamente pelo Senai na modalidade EAD (Educação a Distância)”, afirmou. 

Ele acrescentou que o projeto busca despertar a comunidade local para este novo cenário industrial e prepara-la para atender as demandas do mercado. “A história nos mostra que as evoluções disruptivas não têm piedade dos distraídos que não as acompanham, então já começamos a visitar as empresas para divulgar o nosso curso e na próxima semana estaremos nas escolas municipais. Nossa meta é levar o conceito da Indústria 4.0 a todo o Conesul, gerando uma mobilização tecnológica a começar por Naviraí”, detalhou. 

Repercussão

Para o prefeito José Izauri de Macedo, o projeto vem de encontro com as políticas municipais de desenvolvimento. “Nossa proposta de trabalho busca a retomada do crescimento, inovando e criando alternativas sustentáveis para nossos empresários e oportunidades para nossos jovens”, declarou. 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial do município, Mario Nelvo, reforçou a contribuição do projeto para a retomada da economia. “Com certeza é algo inovador e vai preparar a população do município para essas transformações que estão ocorrendo, desenvolvendo habilidades fundamentais para as profissões do futuro”, destacou. 

Já o empresário José Alberto da Silva, conhecido como Zé Branco, do Grupo Santa Maria, comentou que o InovaNavi traz uma grande oportunidade de inovação. “É um projeto de grande valia para a indústria local, seja no setor produtivo, seja na qualificação profissional, o projeto é um fomento essencial para o desenvolvimento neste novo momento industrial”, finalizou.