Home / Notícia / Robótica une estudantes da Escola do SESI Campo Grande e de São Paulo

Robótica une estudantes da Escola do SESI Campo Grande e de São Paulo

3 de Maio, 2021 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Dicom

Uma forma de intercâmbio de conhecimentos realizado virtualmente, esse foi o objetivo do encontro entre a equipe de robótica da Escola do SESI de Campo Grande e estudantes da equipe de robótica do SESI de São Paulo.

Com o pensamento na nova temporada do Torneio de Robótica do SESI “FIRST LEGO League” (FLL) o encontro foi uma forma de compartilhar experiência do trabalho realizado pelos alunos. A competição amigável é um dos pilares do torneio, por isso as equipes sempre buscam compartilhar entre si boas práticas.

O professor de ciências e física da escola do SESI de Campo Grande e técnico da equipe de robótica, Edgar Gomes, falou sobre a importância do encontro como de aprendizado. “Nossa equipe é relativamente nova e a contribuição dos alunos de São Paulo foi essencial para nosso crescimento”.

A reunião foi feita de forma online e todos os integrantes puderam se conhecer melhor, compartilhar como está sendo o cenário de pandemia e como isso está influenciando nos treinos. Os estudantes conversaram também sobre os projetos de pesquisa de cada equipe e trocaram sugestões de melhorias em cada um dos projetos.

O aluno da 9.° ano do Ensino Fundamental da Escola do SESI de Campo Grande e membro da equipe de robótica , João Victor Rocha de Freitas, ficou impressionado com a organização da equipe de SP. “Eles são muito bem estruturados e têm várias premiações. As contribuições que nos passaram vão ajudar muito nossa equipe. ”

Pensamento compartilhado com o colega de equipe Natan Alexandre Penteado, estudante da 1.ª série do Ensino Médio da Escola do SESI de Campo Grade, falou sobre como o encontro foi produtivo. “Nós conseguimos pegar várias informações que até então tínhamos deixado passar. Foi muito legal esse momento de interação e compartilhar nosso trabalho com eles. ”

Torneio SESI de Robótica

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.