Home / Notícia / SENAI inicia seletivas nacionais para WorldSkills 2022

SENAI inicia seletivas nacionais para WorldSkills 2022

16 de Setembro, 2021 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | FIEMS | SENAI | CNI

  • senai_inicia_seletivas_nacionais_para_competicao

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciou as seletivas nacionais da competição de educação ocupacional WorldSkills (WSC). A disputa busca o desenvolvimento e a excelência de profissões técnicas e de serviços da indústria.

Esta semana, o estado da Bahia começou a primeira etapa da seletiva nacional. Equipes da Bahia, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul competem na ocupação Robótica Móvel, no SENAI Lauro de Freitas – BA (acompanhe as transmissões pelo Instagram e YouTube). 

Em Belo Horizonte, as disputas são no SENAI Américo Renê Gianetti com participantes do Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, que disputam a melhor classificação na categoria Panificação. 

Avaliação nacional

Nesta etapa da competição, os alunos de cada região já foram selecionados e concorrem vaga para o mundial WordSkills 2022, que ocorrerá em Shangai, na China, entre os dias 12 e 17 de outubro de 2022. A Seletiva Nacional conta com 279 competidores competindo vaga para a Delegação Brasileira. 

Representando seus Estados, os competidores selecionados disputam entre si e, ao final, os três primeiros colocados são premiados com medalhas (ouro, prata e bronze). Para isso, os alunos realizaram um Projeto Teste (prova), que possui competências técnicas e socioemocionais a nível mundial e simula uma situação real de trabalho em cada ocupação. 

Os Experts realizam as avaliações dos Projetos Testes desenvolvidos pelos competidores em cada profissão e definem os finalistas. Por fim, para selecionar os participantes da Delegação Brasileira da competição internacional, os medalhistas de ouro e prata passarão por uma prova final. 

O Brasil oferece competição em 56 ocupações da área da indústria e 7 da área de serviços, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Robótica Móvel, Panificação, Mecânica Industrial, Confeitaria, Manufatura Integrada e Fresagem a CNC são algumas das profissões que integram a WorldSkills. Entretanto, devido à pandemia do coronavírus, somente dez ocupações terão disputa de medalhas (entre 1º e 2º lugar). 

WordSkills Competition

A competição foi idealizada em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, e criada em 1950 com o intuito de incentivar jovens a adquirir conhecimentos técnicos necessários para reparar um mundo devastado pelas batalhas militares. 

Jovens de todo o mundo e os melhores alunos de cada continente se reúnem para disputar medalhas em diferentes modalidades. Após a seleção das Delegações representativas de cada profissão técnica para as disputas, podendo ser escolhido uma pessoa ou equipe. 

A última edição da competição aconteceu em Kazan, na Rússia, em 2019. Mais de 1.300 competidores de 63 países, em 56 modalidades, participaram do evento. O Brasil ficou em 3º lugar geral e conquistou 2 medalhas de ouro, 5 pratas e 6 bronzes, nas modalidades de Desenho Mecânico em CAD, Mecânica de Veículos Pesados, Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem respectivamente. 

Acompanhe as redes sociais 

Para ficar por dentro das Seletivas Nacionais, acompanhe os perfis oficiais do SENAI de seu estado e fique de olho nos prazos anunciados. Não perca essa oportunidade profissional!