Home / Notícia / Senai/MS inicia prazo para indústrias manifestarem demanda por aprendiz

Senai/MS inicia prazo para indústrias manifestarem demanda por aprendiz

14 de Outubro, 2008 | Acontece nas Casas | Geral | FIEMS |

O Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) encerra no próximo dia 7 de novembro deste ano o prazo para que as indústrias do Estado se manifestem a respeito de vagas para contratação de aprendizes em ocupações industriais.De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, Jesner Escandolhero, de posse dessas informações será possível abrir o processo seletivo para preencher vagas em dez cursos gratuitos de aprendizagem industrial que são oferecidos nas unidades operacionais de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Três Lagoas. “Nesse primeiro momento, as empresas evidenciam a necessidade de contratação de aprendizes e, após o fechamento do total de vagas requisitadas pelas indústrias, será aberto um edital para que outros jovens possam se candidatar e concorrer às vagas, cujo período de inscrições será de 17 a 28 de novembro”, explicou Jesner Escandolhero, ressaltando que os cursos oferecidos estão vinculados à capacidade operacional de cada unidade do Senai onde serão realizados. Os cursos disponibilizados são: Assistente de Produção Industrial (Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas), Assistente Administrativo Industrial (Campo Grande), Eletricista de Manutenção Industrial (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí), Mecânico de Manutenção Industrial (Campo Grande, Dourados, Corumbá, e Nova Andradina), Mecânico de Manutenção de Automóveis (Campo Grande e Dourados), Confeccionador Industrial de Calçados (Três Lagoas), Tecelão Industrial (Três Lagoas), Costureiro Industrial (Campo Grande, Dourados, Naviraí, Sidrolândia e Três Lagoas), Operador em Processos Industriais em Carnes e Derivados (Dourados) e Operador em Processos Industriais em Cerâmica (Rio Verde).“Com base nas características de cada região, são abertas vagas com o objetivo de fortalecer o setor e criar novas possibilidades no mercado de trabalho. É uma gama de cursos para o atendimento em qualificação profissional, atendendo às empresas sobre a necessidade de aprendizes industriais”, ressaltou o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS. SeleçãoDe acordo com Jesner Escandolhero, a Aprendizagem Industrial é um processo de formação profissional que visa proporcionar ao aprendiz as competências fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho industrial como um trabalhador qualificado. “Com essa oferta, o Senai cumpre seu papel de forma organizada com qualidade e com foco nas demandas da indústria, mas com atenção especial ao aluno segundo as diretrizes e bases da legislação da educação e do trabalho”, complementou. O gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS explica que a idade mínima para ingresso do aprendiz varia conforme o curso de interesse, sendo que o mesmo deve concluir o curso antes de completar 24 anos. “Também há o requisito de possuir o Ensino Fundamental completo para o caso dos cursos disponíveis nesse processo seletivo”, completou.Os candidatos serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, sendo considerado como critério de desempate o maior aproveitamento na prova de Língua Portuguesa e depois na de Matemática. As provas serão aplicadas no dia 7 de dezembro nas unidades operacionais do Senai em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde e Três Lagoas, enquanto em Sidrolândia as provas serão aplicadas no Núcleo de Projetos da Prefeitura Municipal. “Nesse mesmo dia os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com comprovante de inscrição, cédula de identidade e caneta esferográfica azul ou preta”, informou Jesner Escandolhero, explicando que o gabarito estará disponível nas unidades operacionais do Senai/MS e no endereço www.fiems.org.br em 12 de dezembro, enquanto as listas dos candidatos aprovados serão disponibilizadas no dia 19 de dezembro, sendo que as aulas começarão no dia 16 de fevereiro de 2009.Confira o editalServiço – Para mais informações e manifestação da quantidade de vagas, as empresas devem ligar nas unidades do Senai em Campo Grande (67 3321-0421), Corumbá (67 3231-3158), Dourados (67 3411-2600), Naviraí (67 3461-2141), Nova Andradina (67 3441-4912), Rio Verde (67 3292-1747), Sidrolândia (67 3272-5388) e Três Lagoas (67 3521-3630)