Home / Notícia / Testagem, vacinação e consultoria para empresas estão entre ações do SESI para auxiliar na recuperação da economia

5 de Outubro, 2021 | Acontece nas Casas | Saúde | FIEMS | SESI | Dicom

• testagem_massa_sesi_sistema_fiems
  • testagem_massa_sesi_sistema_fiems_2

O Sistema FIEMS, por meio do SESI, ofereceu desde o início da pandemia a testagem gratuita para toda a população. Somente para Campo Grande foram disponibilizados 10 mil testes. O município de Corumbá também foi contemplado com 3 mil testes para toda região. Além dos exames, as duas cidades receberam a estrutura de drive-thru para facilitar o acesso das pessoas, manter agilidade no atendimento e garantir o distanciamento físico.

No período mais crítico da pandemia, o programa cidade empreendedora levou ao interior milhares de unidades de testes rápidos para auxiliar no diagnóstico da covid-19.

Outra ação importante que o SESI promoveu está relacionada à saúde dos trabalhadores da indústria e da população em geral, por meio da campanha de vacinação contra a gripe. Por conta do cenário atípico, as ações não terminaram, desde o início dos trabalhos já foram aplicadas mais de 37 mil doses. Essas vacinas também foram disponibilizadas para a população em geral com valores bem menores que no mercado.

Todas as empresas tiveram que adaptar suas atividades por conta da pandemia, o SESI prestou consultorias em biossegurança e acompanha cada uma delas com atendimentos personalizados. Do início da pandemia até aqui, já foram atendidas mais de 2 mil empresas com os protocolos e elas continuam recebendo o atendimento.

Para explicar como foram direcionadas essas ações, a enfermeira do SST, Nathália Soares, comentou sobre cada uma delas:

Com testagem em massa, SESI ajuda a prevenir transmissão da covid-19 em MS

Nathália Soares - Enfermeira SST - A importância da testagem, principalmente em assintomáticos, é para tentar identificar as pessoas no início da doença ou sem os sintomas, que estariam transmitindo para diminuir a disseminação do vírus pela cidade. Mesmo com a vacinação em massa e a grande maioria da população vacinada, é importante manter as testagens para identificar esse cenário e quem está transmitindo o vírus, para conter a disseminação. Mesmo com a vacinação, é possível transmitir a doença. E há também as novas variantes da covid-19 que podem ser mais transmissíveis.

Testagem em massa comprova importância da vacinação contra a covid-19

Nathália Soares - Enfermeira SST -  Na primeira vez em que disponibilizamos 10 mil testes,  tivemos no final da ação, cerca de 12% de pessoas positivas. Na segunda ação, houve uma redução, o número chegou a 10% das pessoas que testaram com resultado positivo. O que podemos observar é um reflexo da vacinação após esse período, tivemos um aumento muito grande de pessoas vacinadas. Então, isso com certeza é um reflexo da vacinação da população.

Campanha de vacinação contra a gripe fortalece a saúde da população

Nathália Soares - Enfermeira SST -  A campanha de vacinação da gripe continua no Estado, e nas empresas por meio do programa Cidade Empreendedora Segura. E, também, aberto para a população para ser adquirida através do nosso site e para as empresas adquirirem conosco. A vacinação da gripe ainda é importante. Vacinamos todos os anos contra a influenza e, nesse novo cenário, com a covid-19, facilita principalmente conseguirmos diferenciar e não confundir os sintomas das duas doenças, já que são duas enfermidades virais, gripais e têm sintomas semelhantes. Quando temos uma população vacinada, conseguimos dar um atendimento melhor e não confundir as doenças, facilita o diagnóstico.

Durante a pandemia, mais de 2 mil empresas foram atendidas com consultorias especializadas

Nathália Soares - Enfermeira SST -  Mesmo com a vacinação avançando rapidamente, continuamos com os protocolos de biossegurança, o SESI faz retornos mensais nas empresas e presta orientações, controle, entrega de relatórios, tudo isso por meio de uma equipe especializada. Além disso, estamos à disposição das empresas para continuar orientando em relação aos protocolos de biossegurança.

Desde o início da pandemia, o Sistema FIEMS, por meio do SESI, já atendeu mais de 2 mil empresas com os protocolos de biossegurança, vacinação da H1N1 e testagem de covid. Nós tivemos um papel bem importante durante a pandemia para atender e orientar essas empresas.