Home / Notícia / Ação Cidadania atrai 5,8 mil pessoas e faz mais de 6,4 mil atendimentos em Dourados

Ação Cidadania atrai 5,8 mil pessoas e faz mais de 6,4 mil atendimentos em Dourados

25 de Junho, 2022 | Acontece nas Casas | Geral | FIEMS | Dicom

Realizado neste sábado (25/06) em Dourados pelo Sistema Fiems em parceria com a TV Morena, o Ação Cidadania atraiu 5.850 pessoas e realizou 6.464 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer. O evento, que começou às 8 horas e terminou às 15 horas, complexo esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, no bairro Jardim Água Boa, ofereceu à população corte de cabelo, oferta de vagas de emprego, emissão de documentos, atendimento odontológico, consultas médicas, vacinação, cursos de costura, entre outros serviços totalmente gratuitos, além do sorteio de 19 bicicletas.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento representa a primeira ação de retomada depois da pandemia, mas muitas outras estão sendo desenvolvidas e também serão lançadas em Dourados. “Ente Entendemos que o está sendo construído em Mato Grosso do Sul é algo diferente, com potencial de industrialização, e o Sistema Fiems está presente para fazer a diferença no Estado”, afirmou.

Ainda conforme o presidente da Fiems, o Sistema Indústria tem buscado avançar cada vez mais em ações que envolvem cidadania. “Temos mais de 25 parceiros presentes aqui e a grande maioria está trabalhando aqui de forma voluntária. Tenho certeza de que ao final do dia todas essas pessoas que estão trabalhando estarão cansadas, mas com a sensação de dever cumprido, porque é um evento que faz diferença na vida das pessoas”, completou.

O diretor-geral da Rede Matogrossense de Comunicação, Nicomedes Silva Filho, destacou que o Ação Cidadania é um somatório de esforços. “É um evento realizado pelo Sistema Fiems e TV Morena e mais de 25 parceiros para levar serviços de saúde, cidadania, educação e lazer para pessoas que muitas vezes não têm esse acesso por meio do poder público. Então esse programa é muito importante. Queremos levar a ação para mais cidades do Estado e Dourados foi a primeira escolhida para receber o evento”, ressaltou.

Na avaliação do prefeito de Dourados, Alan Guedes, o Ação Cidadania é um evento que leva dignidade e oportunidade para as pessoas. “Só de olhar o tanto de gente que já passou por aqui nessa manhã em busca de atendimento, percebemos o quanto esse programa é importante. Essa parceria da Federação das Indústrias com a TV Morena permite que a gente consiga, com serviços do município, complementar essa ação”, salientou.

Também presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, o Ação Cidadania representa empregabilidade, geração de renda e atendimento de cidadania. “Mais uma vez a Fiems está de parabéns por realizar um evento que reúne diversos serviços importantes para a população num único lugar. Isso tudo contribui com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, destacou.

População elogiou serviços num único espaço

Quem passou pelo evento elogiou a organização do Ação Cidadania, que reuniu diversos serviços gratuitos para a população em um único lugar. O mecânico Joelson Peralta, de 57 anos, soube do evento pela televisão e decidiu comparecer para tomar vacina contra a covid-19.

“Aproveitei e trouxe minha cachorrinha para tomar vacina também. Agora estou aproveitando com a minha netinha de cinco anos os outros serviços e trabalhos, como a robótica os alunos da Escola Sesi. Já tinha visto os projetos na televisão, mas pessoalmente ainda não. Para mim, que trabalho com mecânica, é algo fantástico. Espero que esses projetos a inspirem e, quem sabe, não se torne uma grande engenheira mecânica. Mas de qualquer forma, o evento está excelente”, declarou.

Adriana Morelo da Silva, de 44 anos, também foi ao complexo esportivo Jorjão em busca da imunização contra a covid-19 e saiu relaxada. “Já estava na hora de tomar minha quarta dose da vacina e como eu sabia que teria aqui, aproveitei. O atendimento foi ótimo, bem rápido e quando cheguei aqui, vi que estavam oferecendo massagem e não perdi tempo. Saio tranquila, protegida, imunizada e relaxada. O evento está muito bom e a Fiems está de parabéns pela iniciativa”, comentou.

Na avaliação da dona de casa Patrícia Carlos, de 37 anos, o evento é importante para os atendimentos na área da saúde. “Estou percebendo há um tempo uma mancha nos meus olhos e hoje pude fazer um teste de vista. Também consegui um encaminhamento para atendimento médico oftalmológico, porque pelo SUS está demorando demais”, disse.

Já a aluna da Escola Sesi de Dourados, Maria Eduarda dos Santos, de 16 anos, classificou como especial a oportunidade de participar do Ação Cidadania, apresentando o projeto de robótica. “Eu acredito que a robótica vai muito além da sala de aula. Todo o conhecimento que aprendemos dento da escola deve ser compartilhado. É muito importante estarmos aqui no Ação Cidadania, apresentando nosso trabalho para a comunidade, porque sabemos que muitas pessoas não têm a mesma oportunidade que a gente e é uma forma de terem acesso a essas tecnologias”, finalizou.

 

Confira o vídeo: