Home / Notícia / Biblioteca Sesi abre as portas da cultura para crianças e adolescentes

Biblioteca Sesi abre as portas da cultura para crianças e adolescentes

27 de Junho, 2022 | Acontece nas Casas | Educação e Formação Profissional | SESI | Dicom

  • sidrolandia

De projetos de leitura a cinemateca, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi abre as portas da cultura para crianças e adolescentes. Por meio do trabalho das monitoras, os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com o mundo mágico da literatura e do cinema. Confira um resumo do trabalho desenvolvido nas unidades da biblioteca espalhadas pelo interior do Estado:

Sidrolândia – As monitoras começaram a trabalhar o projeto Monteiro Lobato com os alunos do CMEI Heitor dos Santos Machado, apresentando os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. As monitoras da biblioteca montaram atividades para que as professoras parceiras desenvolvessem em sala de aula.

Corguinho – As monitoras proporcionaram aos alunos da Escola Estadual José Alves Quito um momento especial na cinemateca da unidade, por meio de exibição de filmes. Foi realizada uma maratona dos filmes: Tudo Por Um Pop Star; Meu Nome é Rádio; e O Menino Maluquinho. Jorge Kraemer Vargas, de 9 anos, disse que adorou a sessão de cinema. “O Menino Maluquinho é muito engraçado, me diverti muito. Ele é inteligente e super legal”.

Aral Moreira – Para ensinar o conceito de reciclagem aos estudantes do CEINF Geraldo Antônio Lopes, as monitoras organizaram brincadeiras com materiais recicláveis. O que mais chamou a atenção das crianças foi o boliche feito de garrafas PET e tampinhas. A atividade serviu para trabalhar números e cores com as crianças.

Ponta Porã – Com as aulas sendo ministradas de forma online, os estudantes da robótica e da leitura estão recebendo orientações e instruções sobre as atividades via aplicativo de mensagens. A aula foi ministrada destacando a vida e a obra de Monteiro Lobato. Com a utilização da linguagem de programação Scratch, os alunos montaram cenários envolvendo os personagens sobre as obras de Monteiro Lobato.

Rio Negro – Para proporcionar um momento de confraternização entre os estudantes da robótica, as monitoras organizaram uma cinemateca com o filme “Vida de Inseto”, buscando levar a reflexão do trabalho em grupo através do exemplo das formigas. 

Rochedo – Ajudando a despertar a consciência ecológica das crianças, as monitoras organizaram uma cinemateca para as estudantes Maria Estelita Silva Moura e Meire Fernandes de Lima, com vídeos sobre o meio ambiente e a reciclagem, ensinando a importância da reciclagem e de cuidar da natureza.