Em Nova York, Fiems recebe apoio da missão brasileira na ONU para aderir ao Pacto Global


Durante a participação no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas Nações Unidas em Nova York (EUA), a Fiems recebeu apoio para aderir ao Pacto Global da ONU e divulgar as ações de implementação da Agenda 2030 em Mato Grosso do Sul. O apoio partiu do ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.

O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, foi recebido no gabinete da missão brasileira, nesta quarta-feira (12/07), pelo ministro Emerson Kloss. Na ocasião, foram entregues documentos do Estado apresentados durante o fórum, como o pedido de adesão da Fiems ao Pacto Global da ONU; o Plano Fiems, que relaciona os pilares da gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e uma lista com todas as iniciativas realizadas pela Fiems que atendem aos objetivos propostos pelas Nações Unidas.

"Em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregamos todos os documentos que elaboramos para apresentar durante o Fórum Político de Alto Nível aqui em Nova York. Agradeço ao ministro conselheiro Kloss pela receptividade, e Mato Grosso do Sul está de portas abertas para a equipe da missão brasileira", disse Del Casale.

O ministro conselheiro valorizou a importância da participação de Mato Grosso do Sul e do Brasil nas discussões sobre a aplicação dos ODS. 

"Para o Brasil é muito importante a presença dos entes federativos nesse evento, porque essa é uma discussão sobre envolvimento dos governos locais na implementação dos ODS. A Agenda 2030 é ampla, e é por isso que todos os atores estejam engajados, como a sociedade civil, a indústria, as organizações sindicais. É preciso um esforço coletivo para a sua implementação", afirmou Kloss.

Sobre o Pacto Global da ONU

O Pacto Global é uma iniciativa empresarial baseada em princípios, ancorada nas Nações Unidas, que apoia empresas a trabalharem de forma estratégica com sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

É uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Sobre o Fórum Político de Alto Nível

Promovido pelas Nações Unidas entre os dias 10 e 19 de julho, o fórum traz nesta edição o tema “Acelerando a recuperação da doença do coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”. No evento, os participantes discutem as medidas de recuperação eficazes e inclusivas para lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 nos ODS e explorar orientações para a plena implementação da Agenda 2030 e dos ODS em todos os níveis.

A Fiems foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores a integrar a delegação oficial brasileira. Seu representante é o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, por indicação do presidente Sérgio Longen.

 A ação está em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
 
 






Veja também


Fique por dentro das principais notícias.