Parceria entre empresa e Senai qualificou 20 profissionais para atuar no suprimento de madeira que abastecerá futura fábrica de celulose em Inocência
A segunda turma do Programa Colheita de Talentos concluiu a formação profissional e já começa a ingressar no mercado de trabalho. Desenvolvida pela Arauco em parceria com o Senai, a iniciativa capacitou 20 moradores da região para atuar como mecânicos e operadores de máquinas florestais, profissionais que serão contratados para as operações de suprimento de madeira da empresa.
A cerimônia de formatura foi realizada na última semana, em Três Lagoas. O programa busca preparar mão de obra qualificada para atender à demanda das atividades florestais que darão suporte à futura fábrica de celulose em construção no município de Inocência.
Siga o canal da Fiems no WhatsApp para mais notícias
Entre os formados está Rafael Jivago Dias de Brito, que conheceu a oportunidade durante uma das feiras itinerantes promovidas pela Arauco para divulgar vagas e programas de qualificação.
“É uma oportunidade ímpar de mudança de vida. Eu quero fazer a minha carreira a partir de agora e continuar na empresa, crescer nela, porque a Arauco é uma empresa excelente. Eu estou muito feliz”, afirma.
Outro participante que celebrou a conquista foi Clóvis Feliciano Machado. Incentivado pela esposa a se inscrever no processo seletivo, ele destaca a transformação proporcionada pela qualificação profissional.
“Minha cabeça deu uma mudada a partir dos conhecimentos que eu não tinha acerca da mecânica e da convivência com as pessoas. Agora, eu sou mecânico na Arauco, diplomado e certificado pelo Senai”, relata.
A coordenadora de Gestão de Pessoas Florestal da Arauco, Julene Dal Libero Taniguchi, ressaltou os resultados alcançados pelo programa.
“Essa é uma conquista dos moradores e também da Arauco, que acreditou no potencial das pessoas e agora vê os resultados desse investimento em qualificação. Ao mesmo tempo em que estamos preparando profissionais para nossas operações florestais, estamos começando a impulsionar a melhoria da qualidade de vida de dezenas de famílias”, destaca.
Qualificação voltada às demandas do setor florestal
Realizado em parceria com o Senai, o Programa Colheita de Talentos combina aulas teóricas e práticas intensivas para preparar os participantes para a rotina das operações florestais. Os cursos têm duração de dois meses e são desenvolvidos com foco nas competências exigidas pelas atividades de campo.
Além da formação profissional, os participantes recebem bolsa-auxílio mensal de R$ 1,5 mil durante o período de capacitação. A iniciativa prioriza a contratação de moradores da região e tem a meta de qualificar 700 profissionais até dezembro de 2027.
O programa é realizado pela Arauco em parceria com o Senai, Evoluir RH, John Deere e Komatsu, fortalecendo a formação de mão de obra para atender à expansão do setor florestal em Mato Grosso do Sul.